Pitonisa

Já se deparou com situações que lhe apresentam começo, meio e fim? Aquelas que já se sabe o desenrolar, mesmo antes de acontecer? E, alguma

O silêncio da Esfinge e o Enigma de Édipo – Jean-August Dominique Ingres

vez, você deixou que as cosias corressem, sem interferir com o seu conhecimento prévio, ou sua ansiedade, só para saber realmente o final das coisas? Ou você é como eu, que sempre enfia os pés pelas mãos, e tenta empurrar o barco para mudar o curso do destino, como Laio, o rei de Tebas, ao ser alertado pelo Oráculo de Delfos, só confirmando, assim, o destino da profecia?

Sim, eu conhecia muito bem essa sensação. Ao tentar fugir do destino, só adiantava nosso encontro. Quantas vezes eu via o desenrolar do destino, e tentava enganá-lo, acabando por ser eu a mais enganada.

Qual teria sido o destino de Édipo, se tanto ele quanto Laio desconhecessem a maldição? Se Édipo houvesse sido criado por Jocasta, nunca dela se enamoraria. Também, se não houvesse ido embora de Corinto, por medo de matar aquele a quem acreditara ser seu verdadeiro pai, não cometeria o patricídio.

Sim, a tragédia se estabeleceu por tentar fugir do destino. E nessa encruzilhada que eu me encontrava. Como eu poderia continuar na situação, sabendo de todo o seu potencial futuro, no qual, impreterivelmente, alguém machucaria-se – sendo a maior probabilidade da sofredora ser eu. Também, como poderia eu sair dela agora? Sim, eu tinha os dados ao meu favor. Eu sabia. Acontece que nunca antes eu soubera utilizar o que eu sabia. Como eu poderia utilizar a minha intuição a meu favor?

Esse, sim, sempre fora o ponto! Saber como utilizar a informação que eu tinha a meu favor.

Agora, depois de vivenciar as duas formas da situação (deixando o destino correr ou tentar evitá-lo), penso que de qualquer forma o destino de Édipo se cumpriria.

Não há jeito de evitar o que a intuição lhe aponta: ser teimoso com o que se sabe só lhe fere. Quando uma situação aponta-se como dolorosa, ela será dolorosa.

Valiosa lição aprendi: utilizar meus dons de Pitonisa para não mais insistir em caminhos que sei que me machucarão.

Deixe uma Resposta

