Pitonisa

Já se deparou com situações que lhe apresentam começo, meio e fim? Aquelas que já se sabe o desenrolar, mesmo antes de acontecer? E, alguma

O silêncio da Esfinge e o Enigma de Édipo – Jean-August Dominique Ingres

vez, você deixou que as cosias corressem, sem interferir com o seu conhecimento prévio, ou sua ansiedade, só para saber realmente o final das coisas? Ou você é como eu, que sempre enfia os pés pelas mãos, e tenta empurrar o barco para mudar o curso do destino, como Laio, o rei de Tebas, ao ser alertado pelo Oráculo de Delfos, só confirmando, assim, o destino da profecia?

Sim, eu conhecia muito bem essa sensação. Ao tentar fugir do destino, só adiantava nosso encontro. Quantas vezes eu via o desenrolar do destino, e tentava enganá-lo, acabando por ser eu a mais enganada.

Qual teria sido o destino de Édipo, se tanto ele quanto Laio desconhecessem a maldição? Se Édipo houvesse sido criado por Jocasta, nunca dela se enamoraria. Também, se não houvesse ido embora de Corinto, por medo de matar aquele a quem acreditara ser seu verdadeiro pai, não cometeria o patricídio.

Sim, a tragédia se estabeleceu por tentar fugir do destino. E nessa encruzilhada que eu me encontrava. Como eu poderia continuar na situação, sabendo de todo o seu potencial futuro, no qual, impreterivelmente, alguém machucaria-se – sendo a maior probabilidade da sofredora ser eu. Também, como poderia eu sair dela agora? Sim, eu tinha os dados ao meu favor. Eu sabia. Acontece que nunca antes eu soubera utilizar o que eu sabia. Como eu poderia utilizar a minha intuição a meu favor?

Esse, sim, sempre fora o ponto! Saber como utilizar a informação que eu tinha a meu favor.

Agora, depois de vivenciar as duas formas da situação (deixando o destino correr ou tentar evitá-lo), penso que de qualquer forma o destino de Édipo se cumpriria.

Não há jeito de evitar o que a intuição lhe aponta: ser teimoso com o que se sabe só lhe fere. Quando uma situação aponta-se como dolorosa, ela será dolorosa.

Valiosa lição aprendi: utilizar meus dons de Pitonisa para não mais insistir em caminhos que sei que me machucarão.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s